sexta-feira, 21 de março de 2014

Viver on-line

Hoje vivemos num mundo com excesso de informação, sem tempo para ler, confirmar e aceitar ou rejeitar o que nos chega, num mundo em que a comunicação física entre as pessoas tende a reduzir-se. Parece que as pessoas se isolam e se ligam aos ecrãs, esquecendo o lado de convivência.

Questiono-me sobre qual o impacto que a multiplicação de ecrãs, que se regista a um ritmo alucinante, terá na formação dos mais jovens que têm acesso a “janelas” que se abrem, quer seja, através dos canais de televisão, dos sites da Internet, dos jogos em rede, dos telefones móveis tornados cada vez mais multiusos. 


A Internet tornou-se numa ferramenta imprescindível de socialização e entretenimento para os jovens, mas a componente da socialização acaba por ser posta em causa, com crianças, jovens e adultos a trocarem a companhia dos amigos por prolongadas conversas virtuais e a não usufruir do momento...


As crianças e os adolescentes revelam grande perícia na utilização dos novos materiais electrónicos e a prática de brincadeiras tradicionais deixam de ter interesse por completo.

Na realidade assiste-se a mudanças no comportamento de indivíduos de diferentes faixas etárias, impressionados por uma vida virtual que muitas vezes se torna mais importante do que a própria vida real, então até em momentos de lazer há que estar on-line ... aí é preocupante.

terça-feira, 18 de março de 2014

Fazia uma soneca numa Sleepbox?

Para quem viaja muito e consegue dormir em qualquer lado, a Sleepbox poderá ser uma solução. O conceito, segundo os analistas, tem tudo para ser um sucesso e faz todo o sentido em espaços onde a espera e o cansaço tornam útil uma área segura onde descansar.


Pessoalmente, e à semelhança do hotel-cápsula, continuo a achar claustrofóbico ... embora com um look bastante mais acolhedor, bem diferente dos autênticos "micro-ondas"  usados no Japão.


Este pequeno alojamento permite às pessoas em trânsito dormir em lugares onde podem não ter uma opção de uma cama.
O espaço em algumas versões incluem uma cama com lençóis , a ventilação do sistema, despertador , TV LCD , Wi-Fi , secretária com iluminação LED e tomadas elétricas para um laptop e telefone recarregável. As janelas têm persianas controlado por motor e a bagagem pode ser armazenado num armário sob a cama.


A Sleepbox é sem dúvida mais espaçosa, mas não deixa de fazer lembrar o hotel-cápsula japonês,  tipo de hotel com quartos extremamente compactos, idealizado para fornecer acomodações básicas e baratas. Procurado por hóspedes que não requerem os mesmos serviços oferecidos por hotéis convencionais. 

sábado, 1 de março de 2014

Internetês, Linguagem de Miúdos usada por Graúdos


- Vê lá se me decifras esta mensagem, dizia a Joana, um dia destes…
Vi a mensagem SMS e disse-lhe - isto é Internetês.
- O quê? Isto para mim, é mas é chinês!
Rimos juntas…

Internetês é uma linguagem usada para redução de caracteres que recorre a smiles, acrónimos, siglas e abreviaturas para chat e SMS.

Estamos na Era da Comunicação e Informação, comunicamos mais em menos tempo e por um preço cada vez mais reduzido.
Usar símbolos ou abreviaturas permite uma conversação muito mais rápida. 
Começou por ser a linguagem dos adolescentes. O êxito das SMS entre os jovens é tão grande que já se começa a chamar a esta geração, “geração das teclas” ou “geração do polegar”.
Mas não só os adolescentes, também os utilizadores habituais de chat, do Messenger, do e-mail ou dos SMS, usam palavras e símbolos que só os seus usuários conseguem decifrar.
Pais e, sobretudo, professores de Português, ficam com os cabelos em pé. Os primeiros porque não a entendem e os professores porque, muitas vezes, na escola, nas composições ou nos testes, os alunos escrevem como se estivessem a conversar com os amigos em suportes digitais.

Hoje, comunicamos uns com os outros de modos e por meios muito diferentes.



No caso do uso do computador, a ligação é indirecta. Escrevemos uma determinada mensagem e a outra pessoa recebe-a e interpreta o que escrevemos. Como, à excepção de alguns, ainda raros casos, os intervenientes não se podem ver, ouvir ou sentir. Para colmatar essa falta de pistas sociais, os utilizadores têm vindo a inventar e a utilizar um conjunto de símbolos que lhes permitem expressar uma vasta gama de emoções. Faces sorridentes, ícones gráficos, construídos a partir da mera utilização do teclado, são usados para uma variedade de propósitos. Podem indicar, por exemplo, quando um comentário deve ser entendido de uma forma bem-humorada ou sarcasticamente.


Aqui ficam alguns símbolos utilizados na linguagem Internetês.


: ) Sorriso
: ] Sorriso amistoso
:- Sorriso malicioso
:D Riso
:-( Não gostei
;-) Piscadela de olho
: ( Triste
:-> Comentário sarcástico
>:-> Comentário diabólico
*:-| Ambivalente
o:-| Angélico
:-( Enfadado
:-{}Roubar um beijo
\-o Aborrecido
:-9 Delicioso
:( Em desacordo
\=/ Copo meio cheio
\-/ Copo vazio
:-O Surpreendido
:-\ Indeciso
:-))) Muito feliz, contente
:-( Infeliz, triste
:’-( Triste ( com uma lágrima)
:-| Indiferente, sério
:-\ Preocupado
xxx Beijinhos
:-X Um beijo caloroso e apaixonado
|-O Bocejando
: - # De lábios selados, guardar em segredo
% -) Confuso
[ ] Abraços
LOL Dar gargalhadas