domingo, 14 de agosto de 2011

A tecnologia que vai mudar a maneira como milhões vê o Mundo


Centenas de pessoas no Malawi fazem fila para poder experimentar um par de óculos inovadores. Trata-se de uma tecnologia que permite a cada pessoa adaptar a graduação das lentes à sua própria visão.

Professor de Física da Universidade de Oxford, Joshua Silver, inventou óculos ajustáveis às necessidades de visão dos seus portadores, que poderão, segundo espera, ajudar milhões de pessoas nos países pobres a ver melhor. 
Joshua Silver explica: “os óculos foram concebidos segundo o princípio de quanto mais grossa for a lente, maior será a sua potência correctora”.
Os óculos têm dois tubos estreitos circulares cheios de líquido, cada um deles ligado a uma pequena seringa. Logo que a visão estiver corrigida, basta fechar a entrada de fluido nos óculos e retirar as seringas.
Devido a esta invenção Joshua Silver é um dos nomeados para o Prémio Inventor Europeu 2011, organizado pelo Instituto Europeu de Patentes.
Já foram enviados mais de 30 mil pares de óculos para vários países do mundo. O grande sonho de Joshua Silver é reduzir o custo dos óculos para 1 dólar e distribuir 100 milhões de pares todos os anos.
Em países com poucos recursos, estes óculos podem representar um enorme salto na qualidade de vida de milhares de milhões de pessoas.
Ouvi a notícia enquanto fazia zapping para fugir às notícias sobre a crise, tema que ultimamente preenche os nossos noticiários. Venham mais notícias como esta para nos informar sobre causas nobres …